sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Linhas Tortas (Por Gabriel "O Pensador") - Momento Leitura

Olá, Ilustre Leitor.

Quero compartilhar com você um dos vídeos mais emocionantes e impactantes que já vi e ouvi!!!

Tenho mostrado aos meus alunos e em palestras por aí este vídeo da música do Gabriel “O Pensador” chamada “Linhas Tortas”.

O objetivo pelo qual compartilho este material é gerar uma atitude empreendedora, tais como: sonhar, planejar, realizar, viajar (no campo das ideias)...

Realmente, Gabriel “O Pensador”, foi muitíssimo feliz ao compor esta canção!!!

Parabéns a ele e a todos que entenderam a mensagem que ele quis passar!!!


video

Abraços e até a próxima.


Abaixo está a canção que é um verdadeiro poema:




Linhas Tortas

Alguns às vezes me tiram o sono, mas não me tiram o sonho
Por isso eu amo e declamo, por isso eu canto e componho
Não sou o dono do mundo, mas sou um filho do dono
Do verdadeiro Patrão, do verdadeiro Patrono

- E aí, Gabriel, desistiu do cachê?
- Cancelei um trabalho aí pra não me aborrecer.
- Explica isso melhor, o que foi que você fez?
- Tá tudo bem, eu explico pra vocês:
Tudo começou na aula de português
Eu tinha uns cinco anos, ou talvez uns seis
Comecei a escrever, aprendi a ortografia
Depois as redações, para a nossa alegria
Professora dava tema-livre, eu demorava
Pra escolher um tema, mas depois eu viajava
E nessas viagens, os personagens surgiam
Pensavam, sentiam, choravam, sorriam
Aí a minha tia-avó, veja só você
Me deu de aniversário uma máquina de escrever
Eu me senti um baita jornalista, tchê
Que nem a minha mãe, que trabalhava na Tv
Depois, já aos quinze, mas com muita timidez
Fiquei muito sem graça com o que a professora fez
Ela pegou meu texto e leu pra turma inteira ouvir
Até fiquei feliz mas com vontade de fugir
Então eu descobri que já nasci com esse problema
Eu gosto de escrever, eu gosto de escrever, crer ver
Ver, crer, eu gosto de escrever e escrevo até poema

Meu Pai, eu confesso, eu faço prosa e verso
Na feira eu vendo livro, no show eu vendo ingresso
Na loja eu vendo disco, já vendi mais de um milhão
Se isso for um crime, quero ir logo pra prisão

- Ih, pensador, isso é grave, hein!
É, vovó dizia que eu já escrevia bem
Tentei me controlar, me ocupar com um esporte
Surf, futebol, mas não era o meu forte
Um dia eu fiz uns raps e achei que tava bom
Me batizei de Pensador e quis fazer um som
Ficar famoso e rico nunca foi minha meta
Minha mãe já era isso, eu só queria ser poeta
Meu pai, um homem sério, um gaúcho de POA
Formado em medicina, não podia acreditar
Ao ver o seu garoto Gabriel
Com um fone nos ouvidos viajando com a caneta no papel
- O que você tá fazendo? Vai dormir, moleque!
- Ah, pai, peraí, eu só tô fazendo um rap!
Ninguém sabia bem o que era, mas eu tava viciado naquilo
E viciei uma galera!

Meu Pai, eu confesso, eu faço prosa e verso
Na feira eu vendo livro, no show eu vendo ingresso
Na loja eu vendo disco, já vendi mais de um milhão
Se isso for um crime, quero ir logo pra prisão

Não tô vendendo crack, não tô vendendo pó
Não tô vendendo fumo, não tô vendendo cola
Mas muitos me disseram que o que eu faço é viciante
E vicia os estudantes quando eu entro nas escolas
Até os professores às vezes se contaminam
Copiam minhas letras e textos e disseminam
Sementes do que eu faço, já não sei se é bom ou mau
Mas sei que muito aluno começa a fazer igual
Escrevendo poemas, escrevendo redações
Fazendo até uns raps e umas apresentações
Me lembro dos meus filhos e a saudade é cruel
Solidão me acompanha de hotel em hotel
Casamento acabou, eu perdi na estrada
O amor que ainda tenho é o amor da palavra
É falar e cantar, despertar consciências
Dediquei a vida a isso e maior recompensa
É servir de referência pra quem pensa parecido
Pra quem tenta se expressar e nunca é ouvido
É olhar pra minha frente e enxergar um mar de gente
E mergulhar no fundo dos seus corações e mentes
É esse o meu mergulho, não é o do Tio Patinhas
É esse o meu orgulho, escrever as minhas linhas
Eu escrevo em linhas tortas, inspirado por alguém
Que me deu uma missão que eu tento cumprir bem
Escuto os corações, como um cardiologista
Traduzo o que eles dizem como faz qualquer artista
Que ganha o seu cachê, que é fruto do trabalho
De cigarra e de formiga, e eu não sei o quanto eu valho
Mas eu sei que quando eu ganho, divido e multiplico
E quanto mais eu vou dividindo, mais fico rico
Rico da riqueza verdadeira que é de graça
Como um só sorriso que ilumina toda a praça
Sorriso emocionado de um senhor experiente
Em pé há duas horas debaixo do sol quente
Ouvindo os meus poemas em total sintonia
Eu sou ele amanhã, e hoje é só poesia.

domingo, 13 de outubro de 2013

Entrevista em Grupo: Projeto "Da Teoria à Prática" - Escola Celestin Freinet - Ensino Médio/2013

Isto também é Empreendedorismo:

Projeto “Da Teoria à Prática: Entrevista em Grupo”
Turmas: Ensino Médio
Escola Celestin Freinet (Praia Grande-SP.)

          Foi uma atividade bastante proveitosa. Todos participaram com muito empenho, dedicação, seriedade, alegria... Alguns alunos levaram tão a sério que suaram frio, tremeram e até choraram. Mas também houve momentos de descontração, improviso e, no final, muitas, muitas, muitas dúvidas que eles queriam tirar acerca do Processo Seletivo.
          Esta, com certeza, foi uma experiência que nós jamais esqueceremos.
          Como costumo dizer aos meus alunos:
          - A sala de aula é um laboratório para a vida de vocês lá fora (mundo)!

Obrigado, queridos Alunos, por vocês acreditarem e por participarem dos projetos propostos. Vocês são os verdadeiros protagonistas de todo o processo cognitivo. Aprendo cada vez mais com vocês!!!
Muitíssimo obrigado ao Prof. Rafael Merchiori (Gestor em R.H.) por nos ajudar com sua experiência na área.
Obrigado, também, Equipe Escola Celestin Freinet, por dar apoio e por confiar em meu trabalho.

Um grande abraço a todos e Sucesso!
Deus os abençoe.
Prof. Esp. Flávio dos Santos (Empreendedorismo)

As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.
(Ralph W. Emerson)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“...o que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)









































Entrevista em Inglês
























            Entrevista em Inglês



        A entrevista é um instrumento importante para o processo de seleção. Exatamente por essa razão, ela deve ser conduzida por um profissional experiente e capaz de identificar quando fatores de ordem pessoal podem estar interferindo no processo. É recomendável que vários entrevistadores avaliem o mesmo candidato, para minimizar esse problema. O entrevistador deve ter sempre presentes as expectativas da área.
            Entrevistas são utilizadas nos vários momentos do processo seletivo. Como entrevistas de triagem, podem-se verificar aspectos mais evidentes que são determinantes para a ocupação do cargo.
            A entrevista pode aprofundar-se na pesquisa sobre os dados do candidato. Ela deve ser realizada tendo-se questões semiestruturadas que devem ser apresentadas no decorrer do diálogo entre entrevistador e entrevistado. Devem-se permitir a espontaneidade e o momento da exposição do candidato. Quando menos tensão for gerada e maior confiança conquistada por ambos, melhor será a qualidade do diálogo. Portanto, o entrevistador deve estar extremamente preparado, garantindo uma boa entrevista – de onde ele possa extrair “o melhor” dos candidatos.
            A entrevista deve pesquisar aspectos de conteúdo profissional e pessoal do candidato, tanto relacionados com a sua vida progressiva como suas expectativas de vida futura. Alguns tópicos essenciais para apurar essas informações são:
·       Desenvolvimento na carreira;
·       Relacionamento profissional;
·       Ambiente familiar;
·       Interesses pessoais;
·       Relacionamentos sociais;
·       Perspectivas futuras.
Outra maneira de se conduzir uma entrevista é pela utilização do próprio currículo do candidato como roteiro de entrevista, agregando as informações não mencionadas por ele.

A linguagem do corpo, ou seja, gestos e posturas que indicam seu estado emocional, seu grau de interesse, sua reação àquele momento, também deve ser observada, pois pode acrescentar informações importantes sobre como o candidato reage a diferentes situações.


Bibliografia
FRANÇA, Ana Cristina L. Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.