Isto
também é Empreendedorismo:
Projeto “Da
Teoria à Prática: Entrevista em Grupo”
Turmas: Ensino
Médio
Escola
Celestin Freinet (Praia Grande-SP.)
Foi uma atividade bastante proveitosa.
Todos participaram com muito empenho, dedicação, seriedade, alegria... Alguns
alunos levaram tão a sério que suaram frio, tremeram e até choraram. Mas também
houve momentos de descontração, improviso e, no final, muitas, muitas, muitas
dúvidas que eles queriam tirar acerca do Processo Seletivo.
Esta, com certeza, foi uma experiência
que nós jamais esqueceremos.
Como costumo dizer aos meus alunos:
- A sala de aula é um laboratório para
a vida de vocês lá fora (mundo)!
Obrigado, queridos Alunos,
por vocês acreditarem e por participarem dos projetos propostos. Vocês são os
verdadeiros protagonistas de todo o processo cognitivo. Aprendo cada vez mais
com vocês!!!
Muitíssimo obrigado ao Prof. Rafael Merchiori (Gestor em
R.H.) por nos ajudar com sua experiência na área.
Obrigado, também, Equipe
Escola Celestin Freinet, por dar apoio e por confiar em meu trabalho.
Um grande abraço a todos e
Sucesso!
Deus os abençoe.
Prof. Esp. Flávio dos
Santos (Empreendedorismo)
As pessoas
podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.
(Ralph
W. Emerson)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa,
nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
“...o que ensina,
esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
Entrevista em Inglês |
Entrevista em Inglês
Entrevistas
são utilizadas nos vários momentos do processo seletivo. Como entrevistas de
triagem, podem-se verificar aspectos mais evidentes que são determinantes para
a ocupação do cargo.
A entrevista
pode aprofundar-se na pesquisa sobre os dados do candidato. Ela deve ser realizada
tendo-se questões semiestruturadas que devem ser apresentadas no decorrer do
diálogo entre entrevistador e entrevistado. Devem-se permitir a espontaneidade
e o momento da exposição do candidato. Quando menos tensão for gerada e maior
confiança conquistada por ambos, melhor será a qualidade do diálogo. Portanto,
o entrevistador deve estar extremamente preparado, garantindo uma boa entrevista
– de onde ele possa extrair “o melhor” dos candidatos.
A entrevista
deve pesquisar aspectos de conteúdo profissional e pessoal do candidato, tanto
relacionados com a sua vida progressiva como suas expectativas de vida futura.
Alguns tópicos essenciais para apurar essas informações são:
· Desenvolvimento na carreira;
· Relacionamento profissional;
· Ambiente familiar;
· Interesses pessoais;
· Relacionamentos sociais;
· Perspectivas futuras.
Outra maneira de se conduzir uma
entrevista é pela utilização do próprio currículo do candidato como roteiro de
entrevista, agregando as informações não mencionadas por ele.
A linguagem do corpo, ou seja, gestos
e posturas que indicam seu estado emocional, seu grau de interesse, sua reação
àquele momento, também deve ser observada, pois pode acrescentar informações
importantes sobre como o candidato reage a diferentes situações.
Bibliografia
FRANÇA, Ana Cristina L. Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos.
1. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.
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