domingo, 13 de outubro de 2013

Entrevista em Grupo: Projeto "Da Teoria à Prática" - Escola Celestin Freinet - Ensino Médio/2013

Isto também é Empreendedorismo:

Projeto “Da Teoria à Prática: Entrevista em Grupo”
Turmas: Ensino Médio
Escola Celestin Freinet (Praia Grande-SP.)

          Foi uma atividade bastante proveitosa. Todos participaram com muito empenho, dedicação, seriedade, alegria... Alguns alunos levaram tão a sério que suaram frio, tremeram e até choraram. Mas também houve momentos de descontração, improviso e, no final, muitas, muitas, muitas dúvidas que eles queriam tirar acerca do Processo Seletivo.
          Esta, com certeza, foi uma experiência que nós jamais esqueceremos.
          Como costumo dizer aos meus alunos:
          - A sala de aula é um laboratório para a vida de vocês lá fora (mundo)!

Obrigado, queridos Alunos, por vocês acreditarem e por participarem dos projetos propostos. Vocês são os verdadeiros protagonistas de todo o processo cognitivo. Aprendo cada vez mais com vocês!!!
Muitíssimo obrigado ao Prof. Rafael Merchiori (Gestor em R.H.) por nos ajudar com sua experiência na área.
Obrigado, também, Equipe Escola Celestin Freinet, por dar apoio e por confiar em meu trabalho.

Um grande abraço a todos e Sucesso!
Deus os abençoe.
Prof. Esp. Flávio dos Santos (Empreendedorismo)

As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.
(Ralph W. Emerson)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“...o que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)









































Entrevista em Inglês
























            Entrevista em Inglês



        A entrevista é um instrumento importante para o processo de seleção. Exatamente por essa razão, ela deve ser conduzida por um profissional experiente e capaz de identificar quando fatores de ordem pessoal podem estar interferindo no processo. É recomendável que vários entrevistadores avaliem o mesmo candidato, para minimizar esse problema. O entrevistador deve ter sempre presentes as expectativas da área.
            Entrevistas são utilizadas nos vários momentos do processo seletivo. Como entrevistas de triagem, podem-se verificar aspectos mais evidentes que são determinantes para a ocupação do cargo.
            A entrevista pode aprofundar-se na pesquisa sobre os dados do candidato. Ela deve ser realizada tendo-se questões semiestruturadas que devem ser apresentadas no decorrer do diálogo entre entrevistador e entrevistado. Devem-se permitir a espontaneidade e o momento da exposição do candidato. Quando menos tensão for gerada e maior confiança conquistada por ambos, melhor será a qualidade do diálogo. Portanto, o entrevistador deve estar extremamente preparado, garantindo uma boa entrevista – de onde ele possa extrair “o melhor” dos candidatos.
            A entrevista deve pesquisar aspectos de conteúdo profissional e pessoal do candidato, tanto relacionados com a sua vida progressiva como suas expectativas de vida futura. Alguns tópicos essenciais para apurar essas informações são:
·       Desenvolvimento na carreira;
·       Relacionamento profissional;
·       Ambiente familiar;
·       Interesses pessoais;
·       Relacionamentos sociais;
·       Perspectivas futuras.
Outra maneira de se conduzir uma entrevista é pela utilização do próprio currículo do candidato como roteiro de entrevista, agregando as informações não mencionadas por ele.

A linguagem do corpo, ou seja, gestos e posturas que indicam seu estado emocional, seu grau de interesse, sua reação àquele momento, também deve ser observada, pois pode acrescentar informações importantes sobre como o candidato reage a diferentes situações.


Bibliografia
FRANÇA, Ana Cristina L. Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

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