domingo, 2 de setembro de 2018

DA MINHA TERRA, *MOJI (Mais uma Produção Textual de Aluno: Paródia)

Minha terra tem caqui
Onde canta o tupi
Do rio das cobras: Moji
Eu nasci.

Andei pouco por lá
Mas aprendi muito naquele lugar
Um dia, gostaria de voltar
Para visitar tudo por lá.

Lembranças estão comigo
Em todo lugar
São Paulo, Santos, Praia Grande 
Nenhum melhor do que o lar.

Sinto saudade, muita,
Mesmo estando aqui
Ainda me vejo por lá
Um dia, irei retornar.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá
Minha terra tem caqui
Onde canta o tupi
Do rio das cobras: Moji
Eu nasci.

Mais prazer eu encontro lá
Então, não permita Deus que eu morra
Sem que eu retorne para o lar
Para o meu lugar.
*Moji (com “j”) significa rio das cobras, foi empregado intencionalmente para dar a ideia do início da cidade com seu primeiro nome que veio do tupi-guarani, de origem, algo mais para o lado histórico e étnico. 
-----------------------------------------------
Daniella Cristine Silva de Souza, 9.º Ano “A”
Praia Grande-SP. – 15/08/2018
Centro Educacional Vila Verde
Técnica de Redação: Prof. Flávio B. S. dos Santos
-----------------------------------------------
*Identificação do Texto:
Paródia é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.
            Segundo Michaelis (2008, p. 643), Paródia significa “imitação cômica de uma obra literária”.
                Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

----------------------------------------------
*Objetivos Desta Produção Textual:

1)    Conhecer o gênero textual Paródia;
2)    Estimular o interesse por esses gêneros textuais;
3)    Estudar suas características;
4)    Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;
5)    Compreender/interpretar textos;
6)    Identificar e caracterizar tipologia narrativa;
7)    Desenvolver habilidades de escrita;
8)    Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.

-----------------------------------------
FONTE
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/mogi-ou-moji/2982 — Acessado em: 07/07/2018.
https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/ — Acessado em: 07/07/2018.
MICHAELIS: dicionário escolar língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário