domingo, 4 de novembro de 2018

Minha terra tem o que muitas não têm (Mais uma Produção Textual de Aluna: Paródia) - Por Thaís Y. D. T., 9º Ano “A”

Minha terra tem universidades 
Onde todos querem estudar. 
As árvores que aqui balançam 
Não balançam como lá. 

Nosso frio é mais intenso 
Nosso trânsito lamentável 
Nossas ruas mais emprego 
Mais emprego, mais dinheiro. 

Vivia, sozinha, em casa 
Única opção era trabalhar. 
Minha terra tem universidades 
Onde todos querem estudar. 

Minha terra tem poluição 
Onde não encontro em outro lugar. 
Vivia, sozinha, em casa 
Única opção era trabalhar. 
Minha terra tem universidades 
Onde todos querem estudar. 

Não permita Deus que eu morra 
Sem que eu volte para lá. 
Sem que eu sinta um pouco mais daquela poluição 
Que só encontro por lá. 

Minha terra tem universidades 
Onde todos querem estudar. 

----------------------------------------- 
Paródia da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.
Thaís Y. D. T., 9º Ano “A”
Praia Grande-SP. – 08/09/2018
Centro Educacional Vila Verde
Técnica de Redação: Prof. Flávio B. S. dos Santos

---------------------------------- 
*Identificação do Texto: 

A Paródia é um gênero textual com característica predominantemente narrativa. 
Conforme Ferreira (2010, p. 611), Paródia significa “imitação cômica de uma composição literária”. 
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos. 

----------------------------------- 
*Objetivos Desta Produção Textual: 

1) Conhecer o gênero Paródia; 
2) Estimular o interesse por esses gêneros textuais; 
3) Estudar suas características; 
4) Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais; 
5) Compreender/Interpretar textos; 
6) Identificar e caracterizar a tipologia narrativa; 
7) Desenvolver habilidades de escrita; 
8) Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento. 

-------------------------------- 
FONTE 
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio de Língua Portuguesa. 6.ed. Curitiba: Positivo, 2007.

Um comentário: