- Respeito a si e ao próximo;
- Interpretação de texto;
- Autonomia no estudo;
- Hábito de Leitura;
- Concentração;
- Disciplina;
- Postura;
- Síntese;
- etc.
O que é trabalhado nas
aulas particulares?
Ø Agenda
ü  Organização;
ü  Lembrar
de olhar a agenda todos os dias (de segunda a segunda).
Ø     Postura
ü  Como
se sentar à mesa na hora do estudo;
ü  Vícios
(mão na cabeça; enrolando o cabelo...).
Ø Leitura
Leitura Silenciosa
ü  De
uma a duas leituras prévias (leitura de reconhecimento);
ü  Nesta
etapa o aluno treina também a concentração, tanto em um ambiente silencioso
quanto em ambiente com um pouco de barulho/ruído;
ü  Postura
para ler;
ü  Leitura
de textos diversos e trechos de livros ou livros inteiros.
Leitura Oral
ü  Dicção
(pronúncia das palavras); 
ü  Entonação
(modulação de voz; tom; inflexão);
ü  Postura
(locais adequados; distância do que se está lendo para os olhos);
ü  Pontuações
(pausas).
Ø     Gramática
ü  Ortografia;
ü  Letra
e Fonema;
ü  Regras
de Acentuação;
ü  Classes
Gramaticais (Classes de Palavras);
ü  Emprego
do Hífen;
ü  Estrutura
e Formação das Palavras;
ü  Frase,
Oração e Período;
ü  Termos
Essenciais da Oração;
ü  Termos
Integrantes da Oração;
ü  Termos
Acessórios da Oração;
ü  Vocativo;
ü  Tipos
de Período;
ü  Orações
Coordenadas e Subordinadas;
ü  Concordância
Nominal e Verbal;
ü  Regência;
ü  Crase;
ü  Pontuação;
ü  Figuras
e Vícios de Linguagem;
ü  Palavras
e/ou expressões que geram dúvidas.
Ø     Técnica
de Redação e Produção Textual
ü  Tipos
de Textos;
ü  Gêneros
Textuais;
ü  Técnicas
de Redação;
ü  Produção
e Interpretação de Textos.
Ø     Alongamento
ü  Despertar
(antes, durante e após aula).
Às vezes, durante a aula, o aluno sente sono
ou até mesmo cansaço. Contudo, fazendo um alongamento simples, “todo” o corpo
desperta.
Ø    Bate-papo
ü  Dicção;
ü  Entonação;
ü  Vícios
de linguagem e gírias;
ü  Sempre
que se fizer necessário debater ou comentar situações cotidianas. Com isso
poderei analisar ainda mais a dicção, entonação, vício de linguagem,
conhecimento de mundo etc.
Ø     Exercícios
ü  Cerca
de trinta exercícios para cada assunto.
Ø     Organização
ü  Arrumar
o material antes das aulas particulares;
ü  Arrumar
o material escolar antes de ir à escola.
Ø Autonomia de estudo
ü  Fazer
com que o aluno seja autoconfiante, autônomo, independente, protagonista. Que
entenda que já é difícil alcançar os objetivos com os estudos, sem ele, fica
quase impossível se dar bem na vida.
ü  Autocorreção
(O aluno torna-se revisor do próprio texto).
Ø     Disciplina
ü  Horários
para estudos e lazer;
ü  Estudo
com meta (conscientização);
ü  Avanço
somente após o domínio do conteúdo que estiver sendo visto.
Ø     Respeito
a si e ao próximo
ü  Sociabilização
(Entrosamento com os colegas de classe e outros. Relação Aluno X Professor,
Professor X Aluno (respeito/autoridade/amizade).
O
aluno é como um diamante bruto que precisa ser lapidado.
Aos Pais
- Envio de textos, informativos (que ajudam os
pais a interagirem com os filhos acerca dos temas recebidos);
- Envio de Recibos de Pagamento;
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário