domingo, 10 de março de 2013

Aulas Particulares de Gramática e Técnica de Redação

Habilidades Desenvolvidas no aluno
- Respeito a si e ao próximo;
- Interpretação de texto;
- Autonomia no estudo;
- Hábito de Leitura;
- Concentração;
- Disciplina;
- Postura;
- Síntese;
- etc.

O que é trabalhado nas aulas particulares?

Ø Agenda
ü  Organização;
ü  Lembrar de olhar a agenda todos os dias (de segunda a segunda).

Ø     Postura
ü  Como se sentar à mesa na hora do estudo;
ü  Vícios (mão na cabeça; enrolando o cabelo...).

Ø Leitura
Leitura Silenciosa
ü  De uma a duas leituras prévias (leitura de reconhecimento);
ü  Nesta etapa o aluno treina também a concentração, tanto em um ambiente silencioso quanto em ambiente com um pouco de barulho/ruído;
ü  Postura para ler;
ü  Leitura de textos diversos e trechos de livros ou livros inteiros.

Leitura Oral
ü  Dicção (pronúncia das palavras);
ü  Entonação (modulação de voz; tom; inflexão);
ü  Postura (locais adequados; distância do que se está lendo para os olhos);
ü  Pontuações (pausas).


Ø     Gramática
ü  Ortografia;
ü  Letra e Fonema;
ü  Regras de Acentuação;
ü  Classes Gramaticais (Classes de Palavras);
ü  Emprego do Hífen;
ü  Estrutura e Formação das Palavras;
ü  Frase, Oração e Período;
ü  Termos Essenciais da Oração;
ü  Termos Integrantes da Oração;
ü  Termos Acessórios da Oração;
ü  Vocativo;
ü  Tipos de Período;
ü  Orações Coordenadas e Subordinadas;
ü  Concordância Nominal e Verbal;
ü  Regência;
ü  Crase;
ü  Pontuação;
ü  Figuras e Vícios de Linguagem;
ü  Palavras e/ou expressões que geram dúvidas.

Ø     Técnica de Redação e Produção Textual
ü  Tipos de Textos;
ü  Gêneros Textuais;
ü  Técnicas de Redação;
ü  Produção e Interpretação de Textos.

Ø     Alongamento
ü  Despertar (antes, durante e após aula).
Às vezes, durante a aula, o aluno sente sono ou até mesmo cansaço. Contudo, fazendo um alongamento simples, “todo” o corpo desperta.

Ø    Bate-papo
ü  Dicção;
ü  Entonação;
ü  Vícios de linguagem e gírias;
ü  Sempre que se fizer necessário debater ou comentar situações cotidianas. Com isso poderei analisar ainda mais a dicção, entonação, vício de linguagem, conhecimento de mundo etc.

Ø     Exercícios
ü  Cerca de trinta exercícios para cada assunto.

  

Ø     Organização
ü  Arrumar o material antes das aulas particulares;
ü  Arrumar o material escolar antes de ir à escola.


Ø Autonomia de estudo
ü  Fazer com que o aluno seja autoconfiante, autônomo, independente, protagonista. Que entenda que já é difícil alcançar os objetivos com os estudos, sem ele, fica quase impossível se dar bem na vida.
ü  Autocorreção (O aluno torna-se revisor do próprio texto).

Ø     Disciplina
ü  Horários para estudos e lazer;
ü  Estudo com meta (conscientização);
ü  Avanço somente após o domínio do conteúdo que estiver sendo visto.

Ø     Respeito a si e ao próximo
ü  Sociabilização (Entrosamento com os colegas de classe e outros. Relação Aluno X Professor, Professor X Aluno (respeito/autoridade/amizade).

O aluno é como um diamante bruto que precisa ser lapidado.


Aos Pais
- Envio de textos, informativos (que ajudam os pais a interagirem com os filhos acerca dos temas recebidos);
- Envio de Recibos de Pagamento;
- Envio de Relatórios de Aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário