Pesquisa sugere que escrever à mão é mais benéfico para
crianças
Uma pesquisa americana sugere que o uso
excessivo de teclados e telas sensíveis ao toque ao invés de escrever à mão,
com lápis e papel, pode prejudicar o desenvolvimento de crianças.
A neurocientista cognitiva Karin James, da Universidade de Bloomington, nos
Estados Unidos, estudou a importância da escrita à mão para o desenvolvimento
do cérebro da criança.
Para chegar à conclusão de que teclados e telas podem prejudicar este
desenvolvimento, a pesquisadora estudou crianças que ainda não sabiam ler - que
poderiam ser capazes de identificar letras mas não sabiam como juntá-las para
formar palavras.
No estudo, as crianças foram separadas em grupo diferentes: um grupo foi
treinado para copiar letras diferentes enquanto outras trabalharam com as
letras usando um teclado.
A pesquisa testou a capacidade destas crianças de aprender as letras; mas os cientistas
também usaram exames de ressonância magnética para analisar quais áreas do
cérebro eram ativadas e, assim, tentar entender como o cérebro muda enquanto as
crianças se familiarizavam com as letras do alfabeto.
O cérebro das crianças foi analisado antes e depois do treinamento e os
cientistas compararam os dois grupos diferentes, medindo o consumo de oxigênio
no cérebro para mensurar sua atividade.
Respostas diferentes
Os pesquisadores descobriram que o cérebro responde de forma diferente quando aprende
através da cópia de letras à mão de quando aprende as letras digitando-as em um
teclado.
As crianças que trabalharam copiando as letras à mão mostraram padrões de
ativação do cérebro parecidos com os de pessoas alfabetizadas, que podem ler e
escrever.
Escrever à mão ativa áreas diferentes do cérebro das crianças
Este não foi o caso com as crianças que usaram o teclado.
O cérebro parece ficar "ligado" e responde de forma diferente às
letras quando as crianças aprendem a escreve-las à mão, estabelecendo uma
ligação entre o processo de aprender a escrever à mão e o de aprender a ler.
"Os dados do exame do cérebro sugerem que escrever prepara um sistema que
facilita a leitura quando as crianças começam a passar por este processo",
disse James.
Além disso, desenvolver as habilidades motoras mais sofisticadas necessárias
para escrever à mão pode ser benéfico em muitas outras áreas do desenvolvimento
cognitivo, acrescentou a pesquisadora.
Computadores em escolas
Muitas escolas têm pressa em implantar computadores em classes com crianças
cada vez mais jovens
As descobertas da pesquisa podem ser importantes para formular políticas
educacionais.
"Em partes do mundo há uma certa pressa em introduzir computadores nas
escolas cada vez mais cedo, isto (esta pesquisa) pode atenuar (esta
tendência)", disse Karin James.
Muitas escolas americanas até já transformaram escrever à mão em uma
alternativa opcional para professores. Muitos educadores não ensinam mais
caligrafia.
Uma solução poderia seria usar algum programa em um tablet que simulasse o ato
de escrever à mão.
Mas, pelo que a pesquisa da cientista sugere, nada parece substituir o
aprendizado com a escrita à mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário