Gênero Epistolar (Carta)
A carta, durante séculos, representou um dos mais eficientes meios de comunicação a distância. Filósofos, religiosos, reis, em diferentes partes do mundo, utilizaram o gênero epistolar “carta” para ensinar, pregar, orientar, comandar, informar ou comunicar algo a distância.
Hoje, com a Internet, a carta perde seu caráter essencialmente comunicativo, pois o e-mail, torpedo, celular e outras formas de comunicação são muito mais rápidos e objetivos que as cartas.
Então as cartas irão desaparecer?
Muitos pensaram que, com o surgimento do cinema, o teatro desaparecia e ele não desapareceu. Muitos pensaram que, com o surgimento da televisão, o cinema iria desaparecer e isso não ocorreu. Certamente isso também não ocorrerá com a carta. É possível a coexistência de diferentes gêneros textuais.
O que é preciso observar é que a carta, se por um lado perde seu caráter prático de comunicação, devido a outros meios de comunicação, como o e-mail, por outro lado, ela acentua seu caráter estilístico. Uma coisa é enviar um e-mail para alguém, outra é redigir uma carta.
------------------------------------------------------------------------
“A função do educador/professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
Obrigado, querido aluno, por acreditar, confiar e "embarcar" nos projetos propostos. Vocês são os verdadeiros protagonistas de todo o processo cognitivo. Aprendo cada vez mais com você!
Obrigado, também, Equipe Colégio COC Novomundo, por dar apoio e por confiar em meu trabalho.
Um grande abraço a todos e Sucesso!
Deus os abençoe.
------------------------------------------------------
"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz." (Ralph W. Emerson)
“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Prof. Esp. Flávio dos Santos
(Técnica de Redação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário