sábado, 7 de julho de 2012

Conjugação do Verbo “Coisar”


Tenho escutado, ultimamente, algumas pessoas empregando a palavra “coisa” (que geralmente é substantivo ou locução interjetiva) como se fosse um verbo, que não é.
Quem nunca ouviu alguém dizendo: “Estou coisando aqui!” ou “Coisaram o chão todo!”. Pois é, vimos um verbo no gerúndio e outro conjugado no pretérito perfeito do indicativo, respectivamente.
Então, por essas e outras resolvi conjugar, em todos os tempos e modos, além das formas nominais, o mais “novo” verbo: COISAR.
Delicie-se com essa proeza:

- COISAR = verbo regular
 - Formas Nominais
                    Infinitivo: coisar
                    Gerúndio: coisando
                    Particípio: coisado

- Presente do Indicativo
                    Eu coiso
                    Tu coisas
                    Ele coisa
                    Nós coisamos
                    Vós coisais
                    Eles/elas coisam

- Pretérito Imperfeito do Indicativo
                    Eu coisava
                    Tu coisavas
                    Ele coisava
                    Nós coisávamos
                    Vós coisavéis
                    Eles/elas coisavam

 - Pretérito Perfeito do Indicativo
                    Eu coisei
                    Tu coisaste
                    Ele coisou
                    Nós coisamos
                    Vós coisastes
                    Eles/elas coisaram

- Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
                    Eu coisara
                    Tu coisaras
                    Ele coisara
                    Nós coisáramos
                    Vós coisáreis
                    Eles/elas coisaram

- Pretérito Futuro do Presente do Indicativo
                    Eu coisarei
                    Tu coisarás
                    Ele coisará
                    Nós coisaremos
                    Vós coisareis
                    Eles/elas coisarão

- Pretérito Futuro do Pretérito do Indicativo
                    Eu coisaria
                    Tu coisarias
                    Ele coisaria
                    Nós coisaríamos
                    Vós coisaríeis
                    Eles/elas coisariam

- Presente do Subjuntivo
                    Que eu coise
                    Que tu coises
                    Que ele coise
                    Que nós coisemos
                    Que vós coiseis
                    Que eles/elas coisem


- Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
                    Se eu coisasse
                    Se tu coisasses
                    Se ele/ela coisasse
                    Se nós coisássemos
                    Se vós coisásseis
                    Se eles/elas coisassem

- Futuro do Subjuntivo
                    Quando eu coisar
                    Quando tu coisares
                    Quando ele/ela coisar
                    Quando nós coisarmos
                    Quando vós coisardes
                    Quando eles/elas coisarem

- Imperativo Afirmativo
                    Coisa tu
                    Coisa ele
                    Coisemos nós
                    Coisais vós
                    Coisem eles

- Imperativo Negativo
                    Não coises tu
                    Não coise ele/ela
                    Não coisemos nós
                    Não coiseis vós
                    Não coisem eles/elas

- Infinitivo Pessoal
                    Por coisar eu
                    Por coisares tu
                    Por coisar ele
                    Por coisarmos nós
                    Por coisardes vós
                    Por coisarem eles/elas
         
Quem disse que não daria? É só usar a imaginação!
          Aqui foi um pouco da nossa língua falada.




Flávio B. S. dos Santos
Crônica
Praia Grande-SP. – 22/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário